A Secretaria Estadual de Saúde está realizando de hoje até sexta-feira (de 8 a 10/02) a 1ª Oficina de Sensibilização em HIV/Aids no Consultório Odontológico. O evento que está acontecendo de 8 às 18h, na escola Fazendária tem como objetivo orientar e habilitar o dentista para um melhor desempenho de suas funções frente ao atendimento ao paciente HIV/Aids no consultório.
Estão participando da oficina cirurgiões-dentistas que participaram do Curso de Formação de facilitadores em educação Permanente para Saúde Bucal e DST/HIV/Aids. As aulas de teoria e prática têm carga horária de 24h e têm como instrutoras as técnicas Áurea Célia Cavalcante, instrutora do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela e Rosângela Monte, coordenadora do CTA/SESAPI.
A cavidade bucal é um dos primeiros locais onde a Aids se manifesta o que explica a importância dos profissionais da área odontológica em relação à biossegurança, bioética e humanização, bem como as manifestações bucais da Aids.
Durante o dia de hoje serão dados aconselhamentos teóricos e práticos sobre o tema, apresentados os aspectos sociais, os preconceitos, mitos, estigmas e o aspecto psicológico, além de discutida as práticas sexuais.
Amanhã,(quinta-feira) o evento segue com explanação sobre o conceito, histórico, diagnóstico e fisiopatologia do HIV/Aids e doenças oportunistas.
Na sexta-feira será a vez das aulas práticas no consultório odontológico e a avaliação dos trabalhos.
Mais informações: 3216-3607 (DST/Aids), 3216-3593 (gerência à saúde)