Preocupado em garantir estoque de sangue para o período do Carnaval e garantir o abastecimento das agências transfusionais, o Hemopi inicia neste sábado campanha de coleta externa de sangue em todo o Estado.
A campanha terá início pelo município de José de Freitas e será realizada neste sábado e domingo. A idéia, segundo a supervisora de comunicação e marketing do Hemopi, Maria Teixeira, é que em cada município sejam coletadas entre 150 e 200 bolsas de sangue.
Segundo Maria, nesse período de férias há uma redução significativa no número de doações espontâneas. “A média do número de bolsas coletadas por dia caiu de 120 para 80. Nos 10 primeiros dias de janeiro, foram coletadas somente 859 bolsas de sangue doado espontaneamente”, diz a supervisora.
Maria afirma que durante o carnaval, o hemopi terá que fornecer quantidades adicionais de sangue não só na capital quanto no interior. O objetivo, portanto, é manter a média normal de doações diárias - em torno de 120 - durante o período de férias escolares.
Para este mês de fevereiro, o órgão tem como meta coletar aproximadamente 300 bolsas extras de sangue, além de intensificar as ações para incentivar novas doações espontâneas.
De acordo com Maria Teixeira, o Hemopi está bastante empenhado em promover campanhas de incentivo à doação espontânea. "Isso é muito importante, pois ajuda na decisão das pessoas", diz, referindo-se à necessidade de conscientizar e incentivar novos doadores para o significado do ato de doar sangue.
A campanha de coleta externa continua durante a semana, sendo que na quarta-feira será realizada no Centro Acadêmico de Enfermagem da Ufpi e nos dias 17 e 18 no município de Piracuruca.