Chegaram hoje na Secretaria Estadual da Saúde os 380 mil preservativos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Os preservativos serão distribuídos em todo o Estado para o período do carnaval. Para isso, é necessário que o município solicite à Secretaria. Depois de solicitado, o mesmo poderá receber os preservativos no CTA.
Segundo o coordenador de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Saúde, Antão Ferreira, além de preservativos, equipes da secretaria estarão nos municípios onde o carnaval é mais forte e farão um trabalho de educação entre os foliões orientando sobre os cuidados a serem tomados para a prática do sexo seguro. “Nossas equipes estarão nos municípios do Estado distribuindo preservativos e material educativo para a população, além de esclarecer possíveis dúvidas a cerca da prática do sexo seguro”, garante o coordenador.
No interior, as localidades que possuem maior movimentação durante esse período vão receber atenção especial, sendo que Parnaíba, Luís Correia, Água Branca, Floriano, São João, São Raimundo Nonato, Barras e Esperantina vão disponibilizar equipes de plantão durante os quatro dias de carnaval, além de manter a ambulância dos hospitais em condições para deslocamento, em caso de necessidade.
Em Teresina, os hospitais estarão a postos, oferecendo plantões reforçados nas principais especialidades, inclusive, para atender demanda do interior.
Nestes oito municípios, também serão intensificadas as ações da Vigilância Sanitária Estadual. Distribuídos em seis equipes, 30 técnicos farão inspeções sanitárias em restaurantes, bares e barracas, principalmente os localizados na orla marítima, como hotéis, motéis e similares.
No litoral, os trabalhos acontecerão em conjunto com a Vigilância Sanitária dos municípios, no período de maior fluxo de turistas no litoral, visando à promoção e proteção da saúde.