É comum em todos os Hemocentros do País a mobilização de doadores e potenciais doadores de sangue em épocas festivas do ano.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piuaí (Hemopi), único Hemocentro do Estado, responsável pela captação de doadores, coleta, exames, acondicionamento e distribuição de sangue para todo o Piaui, ciente de sua responsabilidade, está mobilizando doadores e potenciais doadores de sangue, com o objetivo de formar uma reserva de sangue, e assim, tranquilizar a população piauiense, no caso da necessidade de transfusão de sangue.
É importante lembrar que para colaborar com esta campanha, doando sangue ou incentivando alguém, procure fazer antes de entrar no rítmo do carnaval, pois fatores como: ingestão de bebida alcoolica, perda de sono e cansaço, entre outros, podem inviabilizar a doação. Esses fatores são os mesmos que contribuem para a grande maioria dos acidentes de trânsito.
A doação de sangue voluntária ou espontânea (que não é direcionada a ninguém) e periódica é a melhor forma do Hemocentro dispor de um estoque de sangue para atender as urgências e emergências.
No Hemopi, as doaçoes voluntárias ou espontâneas correspondem a um percentual de apenas 30%, sendo necessário recorrer às coletas externas junto aos municipios, empresas, faculdades e grupos organizados, o que contribui para elevar o percentual destas doaçoes para uma média de 45%.
É necessario entretanto, que o Hemopi alcance o percentual de 80% de doações espontâneas, recomendado pelo Ministério da Saude, para que o Hemocentro disponha de uma reserva de sangue para atender à demanda da população.
A Hemorrede do Piaui conta com um Hemocentro coordenador localizado em Teresina e três hemonúcleos no interior do Estado, localizados em Parnaíba, Picos e Floriano. Em Teresina, o atendimento para doação de sangue é de domingo a domingo das 7h30 as 18h30 e nos hemonúcleos o atendimento é de segunda à sexta-feira.
Maiores Infrmações: 0800 285 4989