O Serviço de Pronto-Socorro do Hospital Getúlio Vargas já está preparado para atender a demanda prevista durante o período de Carnaval. Cerca de 24 médicos ficarão de plantão e sobreaviso durante as festas de Momo. Em todas as clínicas terão enfermeiros e auxiliares de plantão e os insumos e medicamentos necessários já foram adquiridos.
A diretora geral do HGV , Joana Zélia Arcoverde, disse que a previsão é de cerca de 140 pacientes internados e 200 a 250 atendimentos por dia. “Essa é a média de pacientes no Serviço de Pronto-Socorro durante os finais de semana”, esclareceu.
Durante o período de festas, o Serviço de Pronto-Socorro vai funcionar com sua equipe completa com quatro clínicos, quatro cirurgiões, dois
ortopedistas, dois anestesistas, dois pediatras, um dentista, um cirurgião plástico, um cirurgião vascular, um urologista, um neurocirurgião, um otorrino, um buco-maxilo, um cirurgião pediatra, um cirurgião torácico e um endoscopista.
Além dos médicos plantonistas e de sobreaviso, cada clínica vai contar com dois enfermeiros por turno de serviço e vários auxiliares. Os insumos e medicamentos já fora adquiridos para suprir as necessidades durante os cinco dias de festas.
O diretor do Pronto-socorro, Arquimedes Cardoso, recomenda que os casos mais simples, como febre, dor de cabeça, vômitos e ferimentos leves, sejam encaminhados para as Unidades de Saúde dos bairros para não congestionar o Serviço no HGV. Ele lembra que o Pronto-Socorro do HGV é um serviço e nível de média e alta complexidade para atender casos de urgência e emergência.