Foi inaugurado hoje (segunda-feira 20/03) o Centro de Informações Toxicológicas (Citox) da Secretaria Estadual de Saúde. Na mesma solenidade, o governador do Estado, Wellington Dias ainda inaugurou o anexo I do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, deu posse a 73 concursados da Secretaria de Saúde e Secretaria do Meio Ambiente e ainda assinou um acordo de cooperação mutua entre o Governo e a Associação Social Arquidiocesana da Igreja Católica.
Além da secretária de Saúde do Estado, Tatiana Chaves, participaram da solenidade no Cerest, o secretário do Meio Ambiente Dalton Macambira, o coordenador de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde Marco Perez, os deputados federais Nazareno Fonteles e Simplício Mário, a coordenadora de Saúde do Ministério Público Cláudia Seabra, o presidente da ASA Padre Tony Batista, além de representantes da CUT e outros sindicatos, Emater, Nova Fapi entre outras autoridades.
O Citox, que vem funcionando desde o início do ano, trabalha na prevenção, informação além de prestar assistência a pessoas que sofreram acidentes com produtos tóxicos, animais peçonhentos ou plantas venenosas.
O governador Wellington Dias falou da importância que deve ser dada a investimentos que garantam a prevenção. “É uma grande alegria dar mais esse passo no Cerest, que deve ser uma referência para todos os trabalhadores do Estado. Ao priorizar a intoxicação vamos poder dar um tratamento especial e de forma mais ágil a pessoas que qualquer ponto do Estado. A posse dos concursados é outra ação que também garante a prevenção , pois também é um investimento em qualidade de vida da nossa população”, disse Wellington.
A secretária Tatiana Chaves destacou o compromisso do Governo com a saúde do trabalhador. “Hoje o Cerest, que presta serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutricionista, assistência jurídica entre outros, é um exemplo. Nas últimas reuniões dos Centros de Referência das regiões Nordeste e Nordeste nós fomos destacados como o melhor Centro dessas regiões em matéria de estrutura física e assistência. Por outro lado, o Citox, que funciona no Cerest, está garantindo desde janeiro que qualquer pessoa possa ter acesso 24h, através do telefone gratuito 0800-280-3661, possa ter informações sobre toxicologia, possibilitando, inclusive que se alguma pessoa for intoxicada em qualquer lugar do Estado receber informação de médico e pessoas especializadas sobre como melhor atender e os procedimentos a serem tomados”, explica a secretária.
O coordenador de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde confirmou a referência do Cerest do Piauí em todo Brasil. “O Cerest do Piauí é uma referência não apenas na sua região, mas para todo o país. Até 2002 pouco se tinha investido em ações de saúde do trabalhador, a partir de 2003, o Governo Federal começou a desenvolver esse trabalho, incentivando e regulamentando a área de saúde o trabalhador”, disse Marco Perez.
Durante a posse dos concursados, o farmacêutico Bioquímico Carlos Negreiros, que assumiu o cargo de auditor farmacêutico no município de São Raimundo Nonato disse que é uma honra para todos os 63 concursados da Secretaria de Saúde assumir um cargo fruto de seus esforços pessoais. “Estamos muito orgulhosos em entrar no serviço público através de concurso. Vamos saber honrar isso sendo bons servidores públicos, coerentes e comprometidos com a justiça, probidade sempre ao lado do povo, que é o nosso verdadeiro patrão”, ressaltou o concursado.
Com a inauguração do anexo do Cerest será possível dar um melhor espaço para execução de ações como ginástica laboral e técnicas de relaxamento para pessoas da terceira idade, que já estavam sendo feitas pelo Centro, além de possibilitar outros trabalhos nessa área física para os trabalhadores.
O Citox funciona na Rua Pernambuco, 2464, Bairro Primavera, zona Norte. O órgão é vinculado à Gerência de Inspeção em Serviços e Produtos, da Vigilância Sanitária Estadual, da Sesapi, e à Associação Nacional de Vigilância Sanitária. E, como membro da Rede Nacional de Centros de Toxologia do Brasil, também é vinculado ao Sistema Nacional de Informações Toxológicas, da Fundação Osvaldo Cruz.