O Estado do Piauí, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, de 2005, ocupa o 3º lugar entre os estados brasileiros, no número total de famílias acompanhadas pelo Programa de Saúde da Família, inserido no Programa Bolsa Família, através das ações de saúde, que fazem parte das condicionalidades do programa.
Segundo a coordenadora de Atenção à Saúde da Criança, Carmem Viana Ramos, com o resultado desse trabalho, houve uma melhora significativa no Estado, em relação ao acompanhamento do cumprimento das condicionalidades pelas famílias. O aumento dos municípios que encaminharam dados de acompanhamento ao Ministério em relação às vigências de junho e novembro/2005, foram alguns dos destaques.
Antes, apenas 83 municípios faziam parte do trabalho, passando para 205 municípios que encaminharam dados, num total de 92% de todo o Estado. Em relação ao acompanhamento das famílias, passou-se de 11,8% para 50% das famílias acompanhadas pelas equipes de PSF.
Para melhor adequação do funcionamento do Programa, a coordenação Estadual do Bolsa Família no Piauí, constituiu ainda em 2004, uma comissão interinstitucional composta por representantes dos órgãos Estaduais e entidades. Entre eles está a Secretaria de Saúde (SESAPI), através da supervisão de Alimentação e Nutrição.
De acordo com Carmem Viana, esta Supervisão, em parceria com o DATASUS, realizou no decorrer dos anos de 2004 e 2005, capacitações voltadas para os profissionais de saúde e informática, supervisões nos municípios e a própria comunicação direta com os municípios. “Tudo foi feito com o intuito de melhorar o acompanhamento das condicionalidades nos 223 municípios do Estado”, ressaltou a coordenadora.
Carmem Viana diz ainda que ao todo, foram realizadas três capacitações estaduais, juntamente com as capacitações do SISVAN, dirigidas aos 223 municípios, nas Regionais de Saúde; 21 supervisões realizadas nos municípios de pior performance e 01 capacitação organizada pela Coordenação Estadual do Bolsa Família, na qual a SESAPI participou da organização e ministrou palestra sobre as condicionalidades da saúde.
O Programa Bolsa Família foi instituído em janeiro 2004, através da Lei nº 10.836 e tem como principal objetivo a transferência de renda às famílias cuja renda percapita é inferior a R$ 100,00 por mês. As ações de saúde fazem parte das condicionalidades do programa e com base nisso, todas as gestantes e crianças de até sete anos contempladas, deverão receber acompanhamento das equipes de PSF nos municípios, possibilitando a melhoria das condições de vida das famílias.
A coordenação de Atenção à Saúde da Criança enviou um relatório com todas estas informações sobre as atividades realizadas pela Sesapi em relação ao PSF, ao Ministério da Saúde.
Mais informações poderá ser feito através do telefone: 32163611 ou Fax: (86) 32163600/ 3593, da Coordenação de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente/ Supervisão de Alimentação e Nutrição.