Até o final deste mês a Secretaria Estadual da Saúde irá inaugurar as últimas três farmácias populares que ainda restam na capital. Elas ficam nos bairros Piçarreira, Dirceu Arcoverde e Parque Piauí. A intenção da Secretaria é inaugurar ainda a Farmácia Popular do município de Piripiri até o começo do mês de maio.
Segundo a secretária estadual da Saúde, Tatiana Chaves, as obras físicas dessas unidades já estão prontas e a Secretaria só está aguardando a chegada dos medicamentos e dos equipamentos para que as mesmas possam ser inauguradas.
Atualmente já existem duas farmácias populares funcionando em Teresina. Elas estão localizadas no centro da cidade e no bairro Mocambinho. O sucesso do programa no Estado é visível, uma vez que em média cerca de 140 pessoas são atendidas em cada uma dessas unidades da Farmácia Popular.
A farmácia disponibiliza cerca de 95 medicamentos que cobre 80% das doenças mais comuns entre a população, sendo que esses medicamentos são vendidos a preço de custo e chegam a ser vendidos até 90% mais baratos que no mercado comum.
Os medicamentos são comprados pelo Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e repassados às entidades conveniadas a baixo custo, numa parceria com o Governo do Estado.
O atendimento tem apenas duas condições obrigatórias, a apresentação da receita médica ou odontológica devidamente preenchida com data, carimbo, assinatura e CRM médico. A outra condição é que o pagamento seja à vista e em dinheiro.
O Programa de farmácias Populares no Brasil faz parte da política de assistência farmacêutica do Ministério da Saúde, que busca ampliar o acesso da população aos medicamentos, principalmente a pessoas que interrompem o tratamento por não conseguirem arcar com o preço dos remédios.
Maiores Informações: 3217 3603 e 3217 3760.