Mais uma campanha de vacinação contra a gripe para pessoas com 60 anos ou mais se aproxima. Será de 24 de abril a 5 de maio, sendo que o Dia D da Campanha será o dia 29 anos.
No Brasil, o Ministério da Saúde pretende vacinar 11.038.418 idosos, o que corresponde a 70% da população brasileira na citada faixa etária. No Estado, a meta é vacinar 251.585 idosos. No ano passado, a secretaria conseguiu atingir 92,92% da meta.
Desse total, 79.016 são de pessoas na faixa etária entre 60 e 64 anos e 172.569 são de pessoas com 65 anos ou mais.
Segundo a secretária estadual da Saúde, Tatiana Chaves, a mobilização para a campanha já começou nos municípios do Estado. “Há cerca de 15 dias os técnicos da Secretaria de Saúde viajam pelo interior do Estado mobilizando as secretarias municipais para esta campanha. É importante que todos os municípios alcancem as metas estipuladas para garantirmos mais saúde aos nossos idosos”, afirma.
Tatiana ressalta que as campanhas de vacinação contra a gripe vêm reduzindo, e muito, os riscos de pneumonia, o número de hospitalizações por doenças cardíacas, de doenças cerebrais e até da mortalidade das pessoas com 60 anos ou mais.
A GRIPE
A influenza (gripe) é uma doença infecciosa aguda de natureza viral, altamente contagiosa, que acomete o trato respiratório e cuja ocorrência se observa em maior intensidade ao final do outono e durante o inverno. Estima-se que aproximadamente 600 milhões de pessoas por ano apresentam um episódio de gripe, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde.