O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) vai realizar, nos dias 11 e 12 de maio, no auditório do próprio órgão, um curso de qualificação para 100 técnicos patologistas de nível médio da capital e do interior.
O curso tem como objetivo avaliar, qualificar e informar sobre o exame prova cruzada, que classifica e reclassifica o sangue doado para uma posterior transfusão. Segundo Regina Célia da Silva, gerente técnica do Hemopi, este exame é muito importante e não pode ocorrer erro. “Há pacientes em tratamento de leucemia que necessitam de 15 plaquetas de sangue por dia e um erro seria fatal”, disse.
As 18 agências transfusionais do interior são responsáveis por parte da coleta e análise do material sanguíneo do Estado, que é enviado para os três hemonúcleos (Picos, Parnaíba e Floriano). O exame de prova cruzada é o primeiro passo para garantir esse processo.
Após a capacitação, os funcionários do interior ainda terão a oportunidade de participarem de um curso de Informática, nos dias 13 e 14 de maio, na sede do Hemopi. Esse curso será acompanhado por uma psicóloga, que fará a avaliação no início e final do encontro.