Anualmente, cerca de 5 mil trabalhadores morrem vítimas de acidentes de trabalho no país. Outros 200 mil são mutilados e 800 mil são acometidos por doenças no ambiente de trabalho.
Hoje, no dia em que se comemora o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) realizou um ato público alusivo à data mobilizando e sensibilizando a população em torno dessa questão. O ato aconteceu durante a manhã na praça João Luis Ferreira.
O objetivo do evento foi dar visibilidade a uma questão historicamente vivenciada pelos trabalhadores, que são os acidentes e as doenças ocasionadas pelo trabalho, bem como propor ações de promoção e prevenção desses agravos, através de informações à população.
O ato contou com a presença da secretária estadual da Saúde, Tatiana Chaves, e de colaboradores da causa, como Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Delegacia Regional do Trabalho (DRT), Ministério Público, sindicatos, dentre outros.
Para a secretária Tatiana Chaves, essa mobilização é importante no sentido de que fortalece o movimento em prol da segurança no trabalho, buscando dar visibilidade à questão dos acidentes de trabalho em âmbito estadual de forma integrada a órgãos e entidades que atuam na defesa, proteção e promoção dos direitos dos trabalhadores, como Delegacia Regional do Trabalho (DRT), Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), sindicatos e outros.
Cerest ultrapassa os 5 mil atendimentos
Depois de um ano e oito meses de inaugurado, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador tem muito o que comemorar. É que recentemente chegou à marca dos 5 mil atendimentos feitos em trabalhadores de todo o Estado.
O Cerest oferece vários tipos de serviços voltados aos trabalhadores, como fonoaudiologia, fisioterapia, advogados, terapia comunitária e medicina alternativa, projetos que trabalham a questão da voz e alimentação dos trabalhadores.
Lá existe ainda uma Comissão Intersetorial que engloba representantes da Delegacia Regional do Trabalho, INSS, Ministério Público, Fetag, CUT, dentre outros. Atualmente, o centro realiza ainda um trabalho com os aposentados. Detalhe: todos esses serviços são oferecidos gratuitamente.
Maiores Informações: 3217-3782