A Secretaria Estadual de Saúde garantiu que até os próximos quinze dias vai solucionar todos os problemas relacionados ao Programa de Medicamento Excepcional no Piauí. Nesta segunda-feira (dia 15 de maio) a Sesapi encaminhou ao Ministério Público um documento contendo as providências que estão sendo tomadas com o objetivo de impedir que esses medicamentos faltem no Estado.
Dos quarenta medicamentos que até semana passada estavam em falta no Piauí, atualmente apenas dezessete deles ainda está nessa lista. “Todos já foram comprados, estamos esperando apenas a entrega que deve acontecer até a próxima quinta-feira. Nossa meta é que depois disso não falte mais remédios. Hoje (dia 15) já estamos enviando nosso pedido já com as previsões anteriores para a compra do nosso estoque”, revela a secretária de Saúde, Tatiana Chaves.
Ela revela que fazia dez meses que não faltavam medicamentos no Piauí. “Temos ainda uma dificuldade de programar esses medicamentos já que, apesar de estamos num momento em que já não temos tantas dívidas quanto antigamente, ainda enfrentamos dificuldades administrativas e burocráticas, que impediam um planejamento mais eficiente”, diz Tatiana Chaves, explicando que a cada dia aumenta o número de pacientes atendidos pelo Programa.
É para sanar essas dificuldades que uma série de decisões foram tomadas nesse final de semana, quando a secretária reuniu os 38 funcionários da Farmácia de Dispensação de Medicamentos Excepcionais, Assessoria Técnica e Jurídica, além de diretores da Sesapi. Na reunião, a secretária ouviu os funcionários, discutiu as dificuldades enfrentadas e cobrou empenho na melhoria imediata do atendimento aos pacientes e mais organização administrativa no setor.
Desde a reunião, a Secretaria está desenvolvendo ações com o objetivo de garantir um planejamento mensal, através de relatórios diários sobre a necessidade desses medicamentos. “Uma das nossas prioridades é estabelecer uma programação efetiva, através de previsões inclusive sobre o aumento do número de pacientes no programa. Isso vai permitir que possamos ter inclusive um controle maior de estoque”, revela a secretária.
Outra providência será a convocação imediata de mais três farmacêuticos do último concurso para dinamizar os trabalhos na Farmácia. Atualmente a Farmácia de Dispensação de Medicamento Excepcional conta com cinco farmacêuticos. “Nós também já solicitamos junto ao ministério da Saúde a capacitação desses profissionais”, acrescenta a secretária.
Outra medida de grande importância é a implantação de visitas domiciliares que vão ser feitas por um assistente social e um farmacêutico. Eles vão visitar diariamente os pacientes para realizar um serviço de farmacovigilância, analisando as possíveis reações adversas e acompanhando de perto da evolução de cada um deles. “Além dessas providências imediatas nossa equipe jurídica, técnica e de informática está de plantão na Farmácia para resolver alguns problemas como a melhoria do acesso a Internet, melhoria do fluxo dos processos. Por outro lado já mandamos mais um carro para a realização das visitas, melhoramos a informatização com a entrega de mais computadores e outros equipamentos e materiais de consumo”, diz Tatiana.
Amanhã, dia 16 de maio, a Farmácia de Dispensação de Medicamentos Excepcionais comemora um ano e a meta do Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Saúde é garantir motivos para se comemorar. “A inauguração da Farmácia já foi uma grande evolução. Até então nossos mais de cinco mil pacientes não tinham um local adequado, com profissionais devidamente capacitados para atendê-los. Nosso objetivo é continuar essa evolução e não estamos medindo esforços para isso”, garante a secretária.