Mais um passo no processo de humanização do atendimento foi dado na última semana no Hospital Psiquiátrico Areolino de Abreu, com a implantação da ouvidoria do hospital. O serviço tem o propósito de servir como articulador entre o usuário e o gestor, garantindo o exercício pleno da cidadania.
Segundo a diretora do hospital, Márcia Astrês, através da ouvidoria os pacientes e acompanhantes poderão solicitar informações, fazer reclamações, denúncias e colaborar com sugestões para o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos.
Márcia Astrês afirma que a preocupação da direção do hospital é zelar pela qualidade da assistência prestada a sua clientela. “A idéia é prezar pelo atendimento com respeito, dignidade, atenção, compreensão e ética. Como o cidadão, o portador de transtorno mental tem que ter seus direitos civis garantidos e a ouvidoria vem a contemplar o direito do paciente ser ouvido, esclarecido e informado”, diz.
A ouvidoria do hospital Areolino de Abreu tem à frente a assistente social Maria José Girão e os interessados poderão entrar em contato com o serviço pessoalmente através de urnas espalhadas pelo hospital, por cartas, pela internet ou través do telefone 3222-2910, ramal 235.