Reformas que incluem ampliação do setor de recepção e construção de uma central de resíduos estão em andamento no Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen). O diretor do laboratório, Evaldo Hypólito, disse que as obras incluem a construção de um refeitório, para os funcionários.
Ele acrescentou que as reformas se justificam, porque o Lacen, que funciona no Bairro Primavera, zona Norte, precisava melhorar e renovar sua estrutura interna. Havia até infiltrações, que estão sendo eliminadas. Também está sendo feita a pintura do prédio.
As mudanças darão mais funcionalidade ao Lacen, que nesta semana deve iniciar serviço de monitoramento do vírus influenza, que provoca a gripe. Técnicos recolherão material em cinco pacientes adultos e cinco crianças que forem atendidos no Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella e no Hospital do Dirceu Arcoverde. As cepas do influenza que forem encontradas serão enviadas ao laboratório paulista Adolfo Lutz.
Os dados serão úteis para monitorar o vírus no próprio Piauí, mas também servirão para o monitoramento nacional do vetor e será aproveitado para acompanhamento mundial da gripe. Funcionários do Lacen já foram capacitados e treinados para mais esse serviço.
O Lacen também passará a fazer exames de hepatite C, depois da implantação do Laboratório de Biologia Molecular de Hepatite C, previsto para junho. A capacidade de realização do teste já foi avaliada e aprovada por técnicos do Ministério da Saúde.