A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) já capacitou os atendentes que vão atuar nas Farmácias Populares do Conjunto Dirceu Arcoverde, Parque Piauí e também do Bairro Piçarreira I, que serão inauguradas nos próximos dias. Além dos atendentes e caixa, em cada uma dessas farmácias vão trabalhar, pelo menos, dois farmacêuticos. Foi o que informou, nesta terça-feira, 23, o diretor de Vigilância e Atenção à Saúde da Sesapi, Mário Abel.
Segundo ele, as farmácias do Conjunto Dirceu Arcoverde, na zona Sudeste da capital, e do Bairro Piçarreira I, zona Leste, serão inauguradas ainda neste mês de maio. Os medicamentos enviados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que é parceira nesse programa de farmácia popular, já estão nas gôndolas das farmácias populares do Conjunto Dirceu Arcoverde e da Piçarreira.
No entanto, os medicamentos para a unidade do Parque Piauí foram enviados pela Fiocruz, mas ainda estão em trânsito. É possível que num primeiro momento sejam inauguradas as farmácias do Dirceu e da Piçarreira, enquanto a do Parque Piauí será inaugurada em junho próximo.
O diretor de Vigilância e Atenção à Saúde da Sesapi, Mário Abel, disse que o ministro da Saúde, Agenor Álvares, foi convidado para a inauguração de farmácias populares em Teresina neste mês de maio.
Na farmácia popular, o preço do medicamento é 95% mais barato que na farmácia tradicional. Mais de 90 itens de remédios estão à disposição dos clientes, que apresentam a receita médica e compram o medicamento por valores acessíveis. Quem toma remédio controlado pode se cadastrar na farmácia popular para ter acesso ao medicamento todos os meses.