A coordenadora do Programa Nacional de Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids do Ministério da Saúde, Kátia Souto, e a coordenadora da área de adolescência do Ministério da Saúde, estão em Teresina ministrando capacitação na área de DST / AIDS para profissionais da saúde e educação. O evento está sendo realizado no Real Palace Hotel até esta sexta-feira.
A capacitação é interestadual, sendo que dos 30 participantes, 10 são do Piauí, 10 são do Maranhão e os outros 10 são do Ceará. Dentre os profissionais que estão participando da capacitação estão médicos, enfermeiros e professores.
De acordo com um dos facilitadores desta capacitação, Antão Ferreira, o evento faz parte do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, que tem como principal objetivo sensibilizar estes profissionais envolvidos para a importância do uso do preservativo como forma de se evitar doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a Aids.
Antão explica que o projeto englobe vários atores sociais, sendo que para sua implantação é feita uma sensibilização com pais, alunos e conselhos de direitos e tutelares, equipes do Programa Saúde da Família, dentre outros. “Nossa intenção é formar e sensibilizar esses atores envolvidos no projeto. Somente na última etapa é que é feita a distribuição do preservativo nas escolas”, diz.
O facilitador comenta que o projeto foi implantado no Estado em 2004 e que apenas 7 municípios se interessaram em desenvolvê-lo. “No entanto, destes 7 municípios apenas Teresina, Parnaíba e Regeneração deram continuação ao projeto. Isso foi detectado em pesquisa realizada pela Unesco”, ressalta Antão.
Antão destaca que essa fase do projeto agora é de implementação, onde serão trabalhados mais 12 municípios. “Esses profissionais que estão sendo capacitados serão facilitadores para os multiplicadores desses municípios envolvidos”, finaliza.
Maiores Informações: Antão Ferreira: 8814-4630 ou 9987-4795