Neste sábado é dia de levar as crianças com idade de 0 a 4 anos ao posto de vacinação mais próximo de sua casa. É que será realizado o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Pólio.
Em todo o Estado, a campanha já teve início. A meta é vacinar 308.285 crianças nessa faixa etária. Desse total, 54.771 são crianças menores de 1 ano e 253.487 são crianças com idade entre 1 e 4 anos.
De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria Estadual da Saúde, todos os anos o Estado vem superando a meta proposta pelo Ministério da Saúde. “Isso mostra o compromisso dos pais e da sociedade em geral com a saúde de seus filhos”, diz.
Com o slogan "O seu filho quer duas gotinhas da sua atenção", a campanha, que tem sua segunda etapa em 26 de agosto, contará com 340 mil pessoas mobilizadas em todo país, entre profissionais de saúde e voluntários.
No estado, serão mais de 2 mil postos de vacinação. A campanha permanece até o próximo dia 28 e a coordenadora faz um apelo aos pais para que não deixem de levar seus filhos para serem vacinados. “Não esqueça de levar seu filho menor de 5 anos ao posto de saúde. Só assim ele ficará livre de contrair o vírus que causa paralisia infantil”, ressalta Damasceno.
Este ano, a estratégia contra a poliomielite no Brasil completa 26 anos de existência. Restam no mundo três regiões que ainda não receberam a certificação de erradicação da pólio: África, Sudeste da Ásia e Mediterrâneo Oriental. Por isso, ainda existe a necessidade de manter campanhas de vacinação, mesmo nos países que já erradicaram a doença, como o Brasil. O motivo é o fluxo intenso e rápido de viajantes por todo o mundo que pode facilmente propagar o poliovírus.
A pólio
A poliomielite ou "paralisia infantil" é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores. A doença foi de alta incidência no país em anos anteriores e deixou, ao longo dos anos, centenas de pessoas com deficiência física.