A assistente social da Maternidade Evangelina Rosa, Rosa Eline, disse nesta sexta-feira, 7, que os funcionários vão comemorar, no dia 17 deste mês, o 30 Aniversário do órgão que foi inaugurado no dia 15 de julho de 1976. Como marcas da entidade, ela destacou os projetos que foram implantados, como o Arte Vida e o Mãe Canguru, além da humanização do atendimento que tem melhorado em virtude da qualificação dos profissionais.
O Projeto Arte Vida envolve as mães em atividades recreativas e palestras educativas, já o Mãe Canguru é direcionado às mães que precisam ficar mais de uma semana na maternidade. Essas mães ficam com os filhos nos colos, numa espécie de bolsa em que a criança também fica confortável.
Na maternidade, há 374 leitos e são realizados cerca de 33 partos por dia. Os bebês nascidos com menos de 1,5 kg só podem receber alta após atingirem o peso de 1,7 kg. Nesse caso, as mães são obrigadas a ficarem mais tempo na maternidade. “Assim os projetos desempenham função importante”, disse Rosa Eline.
Para a participante do Projeto Mãe Canguru, Francisca de Jesus Souza, mãe de Maria da Cruz, nascida prematuramente aos 6 meses, o projeto é muito importante. A filha dela está ganhando peso para poder receber alta médica. “Minha filha já está com um quilo e quinhentas e dez gramas e essa bolsa faz com a gente tenha mais contato com nossas filhas, além de não cansar muito”, disse.