Ações educativas e de prevenção estão sendo realizadas com detentos da capital. O trabalho faz parte de um projeto da Secretaria Estadual da Saúde, através da Coordenação de Doenças Transmissíveis, que vem sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria de Justiça.
O trabalho consiste em levar aos detentos informações a cerca de como se evitar doenças transmissíveis. Segundo a coordenadora de DT da Secretaria, Mônica Amorim, dentre as ações estão palestras educativas nas áreas da coordenação, que inclui tuberculose, hanseníase e doenças sexualmente transmissíveis/Aids.
Mônica Amorim explica que esse trabalho já vem sendo realizado há dois meses na cidade e que a idéia é estendê-lo ao interior do Estado. “Assim como é feita a testagem em todos os presídios, nossa intenção é estender esse trabalho para todo o Estado”, diz a coordenadora.
Além da distribuição de preservativos, os técnicos proferem palestras e distribuem material educativo sobre as formas de prevenção das doenças. “A receptividade do trabalho tem sido muito boa”, garante.
A coordenadora destaca que, atualmente, o Estado tem 2.566 casos de Aids notificados, sendo que deste total, 30% é de pacientes do Maranhão.