Amanhã (dia1º de dezembro) o mundo inteiro estará unido no mesmo propósito: a luta contra a Aids. No Piauí o Dia Mundial de Luta contra a doença será marcado pelo III Seminário de DST/AIDS e Controle Social no SUS, que acontecerá sexta (dia 1º) e sábado (dia 2/12) no Água Limpa Hotel.
O evento está sendo realizado pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Fórum ONG/Aids e tem como objetivo levantar a questão do controle social da doença no Sistema Único de Saúde. Para isso, contará com a presença de representantes dos municípios de todo Estado. “Nosso maior objetivo é a participação da sociedade civil no controle das políticas públicas destinadas a Aids através do SUS. O que precisa ser melhorado, o que deve ser instituído. Tudo isso deve passar pelo crivo da sociedade”, ressalta Mônica Bajur coordenadora do Programa de DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde.
O Seminário começa às 9h, com a conferência: Aids: Muito Mais que uma Epidemia, uma Questão Social, que será ministrada pelo professor da UFPI Francisco de Oliveira Barros Júnior. Às 10h30 acontece uma mesa redonda sobre Controle Social, Orçamento Público e Fiscalização, com as participações de Narciso Chagas, do Centro Dialogo/ABONG, da Secretaria de Planejamento e da Força Tarefa do Piauí.
As 14h os trabalhos retornam com os grupos de trabalho com os temas: Controle Social, Orçamento Público e Fiscalização. As 17h acontece o lançamento de livro sobre o tema e um coquetel.
No dia 2, sábado, as discussões começam com a palestra sobre o Pacto pela Saúde, que será dada por José Marcos de Oliveira, do Conselho Nacional de Saúde, apresentação dos Grupos de Trabalho e aprovação da carta à sociedade e gestores. As 13h30 será realizada a Mobilização e Controle Social, realizado pelo Fórum ONG/Aids, que fará uma exposição sobre as atividades do Fórum, explicando sua finalidade, as políticas comuns de atuação e estratégias para 2007.
Além dessas atividades a Secretaria de Saúde está promovendo, paralelamente, outras atividades no interior do estado, nos hospitais, nas instituições de ensino superior e em parceria com as equipes de PSF.