A Coordenação de Combate à Hanseníase, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), programa novas ações de combate à doença na capital e no interior do Estado para 2006. Dia 24 de janeiro é o Dia Mundial de Combate à Hanseníase e, durante este período, a Sesapi vai realizar a divulgação de sinais e sintomas da hanseníase, distribuição de panfletos e palestras, principalmente nos municípios com maior número de casos da doença.
Na programação, também consta visitas dos técnicos da Sesapi aos municípios para esclarecimentos de dúvidas em relação ao diagnóstico e tratamento da doença.
De acordo com Nelsina Vaz da Silva, supervisora da Coordenação de Combate à Hanseníase, a mobilização da população - divulgação de sinais e sintomas da hanseníase, distribuição de panfletos, divulgação na mídia -, tem como objetivo fazer com que a doença seja mais facilmente identificada e conseqüentemente tratada e curada.
“O principal objetivo de todo o nosso trabalho é alcançar a meta do Ministério da Saúde, que é eliminar a hanseníase do Brasil até 2010”, diz Nalsina Vaz. Além desses itens da programação, serão realizadas reuniões com gestores e técnicos dos prontos-socorros municipais sobre a meta da eliminação.