O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) necessita de sangue para processamento de plaquetas. A coordenadora do Hemopi, Lúcia Brasil, disse que doadores interessados devem fazer a doação no próprio Centro, que fica nas imediações do Hospital Getúlio Vargas (HGV), à Rua 1º de Maio, 235/Centro-Sul. O atendimento é feito das 7h30 às 18h30, diariamente.
As plaquetas são encontradas no sangue e servem para evitar sangramento. Quando alguém se fere, por exemplo, os sangramentos são interrompidos por ação das plaquetas, um constituinte do próprio sangue. Lúcia Brasil disse que há pacientes no Hospital São Marcos e em outros locais precisando desse derivado.
Ela explicou que o processamento do sangue para retirada das plaquetas requer doações novas. Ou seja, o sangue deve ter sido coletado no máximo há oito horas. Por essa razão, o interessado deve fazer a doação diretamente na sede do Hemopi.
Lúcia Brasil disse que, com as festas de fim de ano, o órgão está tendo dificuldade para manter estoque de sangue para processamento de plaquetas. Por causa disso, ela faz o pedido aos doadores, para que compareçam ao Centro.
Para doar sangue para processamento de plaquetas, o interessado deve ter entre 18 e 65 anos, ser saudável e alimentado, e pesar a partir de 50 kg. O Hemopi recomenda fazer a doação após ter dormido bem e não ter ingerido bebida alcoólica, no dia anterior à doação. Também é recomendável não ingerir alimentos gordurosos no dia da doação.