Depois das festas de confraternização relativas ao Natal, que envolveram usuários e funcionários, o Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) retoma projeto de humanização do atendimento, que prevê adequação à Carta de Direitos dos Usuários da Saúde, proposta pelo Ministério da Saúde. O projeto levou à reformulação do Manual de Usuários Acompanhantes, elaborado pelo HILP, informou a supervisora de Assistência Social da instituição, assistente social Emília Alves.
Ela disse que o projeto de humanização deverá dar maior qualidade no atendimento tanto aos usuários como aos funcionários do HILP. Os usuários são crianças. Atualmente, cerca de 70 estão internadas no hospital. “Nós queremos dar melhor acolhimento aos pacientes”, disse Emília Alves.
Segundo ela, dinâmicas de grupo e acompanhamento com assistentes sociais e psicólogos são alguns dos trabalhos que estão sendo feitos no projeto de humanização do atendimento no HILP.
Carta de Direitos
Uma das ações do projeto de humanização foi a adequação do Manual do Usuário Acompanhante à Carta de Direitos dos Usuários da Saúde, focado na melhoria do atendimento. Esse trabalho já começou e vários eventos foram realizados.
Um desses cuidados incluiu a instalação de biombos. A instalação desses equipamentos em enfermarias possibilitou particularização no atendimento, necessário numa instituição médica que também funciona como escola e, por isso, há movimentação de profissionais e estudantes. “Determinados procedimentos médicos requerem o desnudamento das crianças internadas e aquelas que algumas delas ficavam envergonhadas. O uso de biombos resolveu esse problema”, disse.
Emília Alves disse que, em 2007, os trabalhos que levarão a um atendimento cada vez mais humanizado terão continuidade. “Estamos sempre buscando melhorar o relacionamento dos nossos funcionários. Isso é também uma forma de aliviar a carga de estresse e possibilitar, cada vez mais, um melhor atendimento para as crianças”, disse.