Líderes comunitários e de grupos organizados devem participar do esforço para conseguir doadores de sangue, nos bairros, para salvar a vida de pacientes com câncer que precisam de plaquetas. Há necessidade principalmente de plaquetas processadas a partir de sangue O positivo. A recomendação é do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), que dá orientações para o procedimento. A informação é da supervisora de Comunicação e Marketing do Hemopi, Maria Teixeira.
Ela disse que, somente na manhã desta terça-feira, 2, o Hospital São Marcos, onde estão os pacientes que precisam das plaquetas, fez pedido de 30 unidades desse derivado sanguíneo, necessário para pacientes ali internados.
Esse número de unidades é suficiente para cinco a seis pacientes. Maria Teixeira disse que, para fornecer as 30 unidades, o Hemopi precisa dispor de 30 doadores voluntários de sangue.
Lideranças comunitárias e famílias mobilizadas
Maria Teixeira pediu para que líderes comunitários nos bairros mobilizem potenciais doadores voluntários de sangue nos bairros. Ela disse que, através do telefone 0800 285 4989, o Hemopi pode dar todas as orientações necessárias. Esses líderes podem mobilizar as escolas, as igrejas, os grupos organizados em seus bairros. "É importante que façamos essa corrente humana de sensibilização", recomendou.
As famílias dos pacientes também podem participar do esforço. "Elas percebem a importância da captação de doadores para beneficiar seus parentes internados, lembrando que esse é um esforço que cabe a todos", disse.
Segundo ela, a doação de sangue para processamento de plaquetas deve ser feita preferencialmente durante as manhãs. Da mesma forma, os doadores voluntários devem ir pessoalmente ao Hemopi, nas proximidades do Hospital Getúlio Vargas. Esse procedimento, explicou, garante o aproveitamento do sangue doado, porque agiliza o processo. O processamento do sangue para obtenção de plaquetas deve ser feito no máximo duas horas após a doação.
O processamento do sangue doado para obtenção de plaquetas é demorado e é feito à tarde. O Hemopi pode fazer até 70 processamentos de sangue por turno. Há necessidade não só de plaquetas, mas também de sangue e outros derivados, para manutenção do estoque do banco do Hemopi. Quanto mais doadores voluntários procurarem o Hemopi, mais vidas serão salvas.