A interiorização das farmácias populares é intensificada no Piauí, sendo que neste ano de 2007 mais três municípios serão atendidos com esse benefício: Bom Jesus, Parnaíba e Floriano. Foi o que informou nesta terça-feira, 2, o diretor de Vigilância e Atenção à Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), Mário Abel.
A previsão é de que o prédio onde funcionará a unidade de Bom Jesus fique pronto até o mês de abril próximo. Enquanto isso, processo licitatório está sendo realizado para a construção da farmácia de Floriano. O local onde funcionará a unidade de Parnaíba está sendo definido. No interior do Estado, uma unidade de farmácia popular já funciona no município de Piripiri.
Em Teresina, cinco farmácias populares estão em pleno funcionamento, nos conjuntos Parque Piauí, Mocambinho, Dirceu Arcoverde, Piçarreira, e também no Centro da cidade. A parceria do Governo do Piauí nesse Programa de Farmácias Populares é com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), sendo que em cada uma dessas farmácias os clientes dispõem de pelo menos 103 itens de medicamentos.
Para adquirir remédios nessas farmácias, os interessados apresentam apenas a receita médica pública ou privada. Os remédios das farmácias populares são até 95% mais baratos que nos estabelecimentos comerciais tradicionais.