Mais três municípios piauienses terão estrutura do Serviço de Assistência Médica de Urgência (Samu) em funcionamento ainda este semestre: Oeiras, São Raimundo Nonato e Piripiri, de acordo com a coordenação estadual do órgão.
Oeiras, a primeira capital do Estado, já recebeu uma ambulância, a equipe já foi treinada e está dependendo apenas da instalação do telefone 192, que é regulado através da central de Picos.
O Samu de Piripiri terá duas ambulâncias, uma de porte avançado e outra de porte básico. A equipe já foi treinada e depende apenas de autorização do Ministério da Saúde, o mesmo acontecendo com relação a São Raimundo Nonato.
Vários projetos de implantação do Samu estão em análise, dentre os quais os dos municípios de Campo Maior, Água Branca, Simões e Paulistana, com previsão de atendimento no decorrer deste ano.
O Samu já vem prestando relevantes serviços no atendimento de urgência nos municípios de Picos, Cocal, Buriti dos Lopes, Parnaíba, Luiz Correia, Floriano, Teresina e Uruçuí. Dezenas de pessoas, vítimas de acidentes de toda natureza, são salvas diariamente nos mais longínquos pontos do Estado.