Tendo como objetivo traçar diretrizes de trabalho contra a dengue nos municípios de Uruçuí, Castelo, Palmeiras e Novo Oriente, está sendo realizada hoje, através da equipe técnica da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), uma reunião para avaliar a situação do avanço da doença nestas cidades. A reunião acontece desde às 9h, na sede da Secretaria.
Segundo Otacílio Batista, gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde, nos meses de novembro, dezembro e primeiras semanas de janeiro, foram notificados, em Uruçuí, 129 casos de dengue. “Algumas providências já estão sendo tomadas no município, sendo que a Secretaria enviou equipe para lá e também um carro para que fosse feita borrifarão na cidade”, diz.
Outra situação que está preocupando as autoridades estaduais diz respeito ao município de Castelo do Piauí. Lá, já foram notificados 22 casos apenas nas duas primeiras semanas deste mês, sendo que em um deles há suspeita de febre hemorrágica.
Otacílio Batista ressalta que a população precisa estar consciente dos perigos da doença e que embora tenha diminuído os casos de dengue no ano passado, eles foram bem mais graves que nos anos anteriores. “Alguns cuidados básicos podem ser tomados para se evitar a doença, cujo 91 dos focos está nas residências”, explica Otacílio.
Dentre os cuidados, o gerente destaca alguns, como guardar as garrafas vazias de cabeça para baixo; jogar no lixo copos descartáveis, tampas de garrafas, latas e tudo o que acumula água. “Mas atenção: o lixo deve ficar o tempo todo fechado”, destaca.