Em 2006 foram diagnosticados 1410 novos casos de hanseníase. Destes, 684 foram só no município de Teresina. Para 2007, a meta é diminuir esse número com atividades educativas e de sensibilização à população.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde, a meta para alcance da eliminação da hanseníase é uma prevalência menor de 1 caso para cada 10 mil habitantes.
No Brasil, os estados mais endêmicos da hanseníase são Pará, Maranhão e Mato Grosso. O Piauí apresentou uma prevalência de 2,25 casos para cada 10 mil habitantes no ano de 2005, sendo que a distribuição dos casos é homogênea entre os municípios.
Comemorado sempre no último domingo do mês de janeiro, o Dia Mundial da Hanseníase no Piauí, que acontece no próximo dia 28, será marcado por uma vasta programação, que teve início hoje com palestras e exibição de vídeos no Centro de Saúde Maria Imaculada e o Fórum Municipal de Hanseníase, que está sendo realizado desde hoje no Hemopi.
Além disso, outras atividades estão sendo realizadas nos municípios, sendo que na semana passada técnicos da Secretaria Estadual da Saúde estiveram nos municípios de Porto, Madeiro, São Julião e Jaicós, onde foram feitas avaliações de pacientes, atualização do banco de dados da Secretaria e também deram apoio técnico para o desenvolvimento de ações programadas em cada um dos municípios.
Além disso, os técnicos da secretária farão atividades de educação em saúde com as detentas da Penitenciária Feminina amanhã e na quarta-feira haverá atividades na praça João Luis e na rua climatizada. NA oportunidade, serão feitas atividades como apresentação de teatro de bonecos, grupo de danças e panfletagem.
Na quinta-feira, as atividades serão feitas no Hospital Getúlio Vargas e na sexta-feira na Vila Irmã Dulce e Bairro Esplanada. Na terça-feira haverá uma panfletagem no auditório da Secretaria Estadual da Saúde.
Paralelo a esta programação, no período de 26 a 30 deste mês, o Movimento de Reintegração das Pessoas atingidas pela Hanseníase (Morhan) realiza atividades nos municípios de Campo Maior, Piripiri, Piracuruca, Buriti dos Lopes e Parnaíba.
Maiores Informações:
Nelcina Vaz (Sesapi): 3216-3607 ou 9996-0717
Lucimar Batista (Morhan): 3221-1663 ou 9987-3156