A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) está preocupada com o aumento do número de casos de dengue em alguns municípios do Estado. Os casos da doença estão atrelados também ao aparecimento das chuvas.
O consultor do Ministério da Saúde na área da dengue no Piauí, Francisco de Assis Borges, lotado na
Sesapi, esclarece que o aumento dos casos de dengue é devido a sazonalidade, ou seja, de acordo com o período chuvoso de cada região. “A circulação viral dos três tipos de dengue, denominados de sorotipos, como a dengue 1, 2 e 3 e também o aumento do número de município infestados no ano de 2006. Tudo isso facilita o aparecimento da doença”, ressalta Francisco Borges.
Os municípios como: Uruçuí, onde no mesmo período do ano passado, ou seja, janeiro e fevereiro, não foram registrados nenhum caso de dengue, apenas 5 casos em novembro e 13 em dezembro, e este ano somente em janeiro apareceram 217 caso em janeiro e 3 em fevereiro. Em Castelo do Piauí, no mesmo período do ano passado o município registrou sete casos e este ano, foram notificados 89 casos no mês de janeiro e um caso em fevereiro.
No município de São Miguel do Tapuio foram notificados 5 casos da doença e este ano surgiram 47 casos de dengue. Em Avelino Lopes apenas um caso de dengue foi registrado no mesmo período do ano passado e este ano foram constatados 25 casos de dengue.
As equipes da Secretaria Estadual de Saúde estão visitando todos os municípios onde foram constatados casos de dengue, com o objetivo de intensificar ainda mais o trabalho de prevenção que é feito durante todo o ano.
Até o começo do mês de março a Sesapi irá iniciar uma campanha publicitária orientando a população sobre os cuidados de como evitar a dengue. “É importante também que a população esteja atenta e contribua com o nosso trabalho”, reiterou Francisco Borges.