O município de Piripiri vai receber uma ambulância do Ministério da Saúde para a entrada em funcionamento do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), enquanto Campo Maior depende da disponibilização de um prédio do Estado para a Prefeitura, para ter o mesmo benefício.
A informação foi prestada pelo diretor de Descentralização e Organização Hospitalar da Secretaria da Saúde, Telmo Mesquita, acrescentando que o Samu já atende oito municípios: Parnaíba, com uma ambulância de suporte básico e outra de suporte avançado, Buriti dos Lopes (suporte básico), Luís Correia (suporte básico), Cocal (suporte básico), Floriano (básico e avançado), Uruçuí (básico), Oeiras (básico) e Picos (básico e avançado).
Em Teresina, o atendimento é prestado por dez ambulâncias, enquanto a coordenação estadual do programa, que tem à frente o médico Telmo Mesquita, trabalha a implantação do projeto Samu Metropolitano, que visa a expansão do programa a todas as cidades da região da Grande Teresina, que são as seguintes: Altos, Coivaras, Curralinhos, Beneditinos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, União e Teresina.
O Samu atende 24 horas, através do telefone 192, deslocando ambulâncias com equipes médicas para atendimento a vítimas de acidentes e de outros casos de urgência. São dezenas de pessoas que são salvas diariamente por esse serviço.