O Piauí contra a Dengue. Este é o slogan da campanha que o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde, lançou esta semana. A campanha para a televisão será estrelada porr nomes como o cantor e deputado federal de São Paulo, Frank Aguiar, a primeira dama do Estado, Rejane Dias, a apresentadora Vanusa Coelho, os judocas Benito Mussoline e Aline Coutinho, dentre outros.
A idéia, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foi juntar pessoas comuns e autoridades que tenham algum apelo junto a opinião pública no sentido de sensibilizar para o combate a doença, cujo número de casos vêm aumentando no Estado.
De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Combate a Dengue, Antônio Manoel, até agora o Estado já registrou 831 casos. Destes, há a suspeita de 4 casos não confirmados de dengue hemorrágica.
O coordenador explica que várias ações estão sendo realizadas pela Secretaria no sentido de conter o aumento do número de casos. “Foi enviado o carro fumacê para alguns municípios e técnicos da secretaria estão visitando os municípios para reforçar o trabalho de prevenção”, afirma.
Além disso, Antônio Manoel destaca que no começo do ano a Secretaria Estadual da Saúde e o Ministério Público firmaram parceria para uma campanha conjunta e intensiva pelo combate a dengue no Piauí.
A secretária de Saúde, Tatiana Chaves explica que além dos procedimentos rotineiros como as borrifações de inseticidas, visitas domiciliares pelos agentes de saúde e orientação aos municípios, a Vigilância Sanitária do Estado em parceria com as vigilâncias municipais está fiscalizando os locais que possam conter as larvas do mosquito e, no caso de não haver colaboração dos proprietários, os mesmos poderão ser autuados. “É necessário que todos vejam a dengue como um problema sério de saúde pública. Os casos, além de estarem aumentando, estão ficando mais graves, o que pode não apenas estrangular o sistema de saúde como pode gerar muitas mortes”, explica Tatiana.