Inaugurado em agosto do ano passado, o Centro de Reabilitação do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, já é referência na região, que compreende 59 municípios. Técnicos da Coordenação de Atenção aos Portadores de Deficiência da Secretaria Estadual da Saúde visitaram na última segunda o centro e fizeram um monitoramento dos serviços de reabilitação física em funcionamento.
Durante a visita foi acertada que os técnicos voltarão ao local para fazer uma capacitação com os profissionais do centro e da região, no tocante ao atendimento em reabilitação e fisioterapia.
Segundo a técnica da coordenação, Juçara Gonçalves, o centro está prestes a ser credenciado pelo SUS e quando isso acontecer, o mesmo terá capacidade de realizar até 100 atendimentos por dia. “Por enquanto, estamos atendendo somente 10 a 20 pacientes diários e o atendimento só está sendo feito pela manhã, mas quando estiver credenciado para a média complexidade, o centro funcionará nos dois turnos”, afirma.
Juçara explica que a equipe de profissionais do centro é formada por fisioterapeutas, assistente social, psicólogo, médico e enfermeiro e que toda essa equipe, além dos profissionais do Programa Saúde da Família da região deverão passar pela capacitação. “Até porque o PSF é a porta de entrada para a rede de reabilitação. Desta forma, temos que manter uma comunicação eficaz com esses profissionais”, destaca.
Hoje, os técnicos da secretaria fazem monitoramento do serviço de reabilitação física de Jaicós. Ainda este mês os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde farão visitas aos serviços de reabilitação dos municípios de Campo Maior, Castelo do Piauí, Pedro II e Buriti dos Lopes.
A implantação da rede estadual de reabilitação é um projeto desenvolvido pelo Governo do Estado através da Coordenadoria para Integração da Pessoa com Deficiência (Ceid) e Secretaria de Saúde onde já foram investidos mais de R$ 8,5 milhões.