A primeira unidade do Centro de Especialidade Odontológica (CEO) foi inaugurada no município de São Raimundo Nonato, região sul do Estado, no ano de 2004. Hoje, pessoas de mais de treze municípios piauienses têm acesso ao programa, somados aos quase quarenta centros, que se encontram em fase de implantação, do projeto Brasil Sorridente, lançado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e as secretarias municipais.
No Piauí, os municípios de Teresina, União, Piripiri, Piracuruca e Barras já oferecem os serviços de tratamento de canal, tratamento periodontal, com destaque ao atendimento a pacientes portadores de necessidades especiais e às cirurgias buco-maxilo-faciais, além do diagnóstico precoce de câncer bucal.
“Para a próxima semana está prevista a inauguração do novo centro no município de Campo Maior, na região Norte do Estado”, informa a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Estadual da Saúde, Waleska Moreno. Ela ressalta que os municípios de Floriano, Paulistana, Buriti dos Lopes, Bom Jesus, Luzilândia, São João do Piauí, Valença e Miguel Alves contarão, em breve, com centros de especialidade odontológica.
A coordenadora ressalta que todos podem ter acesso aos tratamentos. “Apenas, devem ser encaminhados pelas equipes do Programa Saúde da Família”. Dentre os equipamentos doados pelo Ministério da Saúde estão consultórios e kit de ponta, microondas, torno, impressora, computador, raio X, amalgamador, cortador de gesso, vibrador de gesso, prensa, autoclave, filtro compressor e outros.