Novas farmácias populares serão instaladas em municípios do Piauí. Foi o que informou nesta sexta-feira, 16, o diretor de Vigilância e Atenção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde(Sesapi), Mário Abel, acrescentando que os projetos foram aprovados para as cidades de Parnaíba, Floriano e Bom Jesus. Uma equipe da Sesapi visitou na quinta-feira, 15, o município de Valença e hoje visita Paulistana, onde estudos estão sendo feitos para instalação de farmácias populares.
Até o final deste mês de março, os técnicos da Sesapi também concluirão estudos nas cidades de São Raimundo Nonato, São João do Piauí e Corrente, onde também poderão ser instaladas farmácias populares. As reuniões dos técnicos da Sesapi são com as equipes de saúde dos municípios. Em breve, os projetos serão encaminhados ao Ministério da Saúde.
O diretor de Vigilância e Atenção à Saúde, Mário Abel, declarou que o Ministério da Saúde aprova farmácias populares para municípios com população acima de 70 mil habitantes. Essas cidades do Piauí onde existe demanda por este tipo de farmácia não têm o número de habitantes exigido pelo Ministério da Saúde, mas os técnicos da Sesapi procuram convencer o Ministério da Saúde a considerar a população de municípios vizinhos que dependem de diversos serviços dessas cidades maiores, principalmente na área de saúde.