O Hospital da Polícia Militar do Piauí deverá contribuir para desafogar o Pronto-Socorro do Hospital Getúlio Vargas. A instituição se prepara para firmar parceria com o HGV em ortopedia e traumatologia, com apoio da Secretaria da Saúde do Estado. A informação é do diretor-geral do hospital, cardiologista e clínico geral tenente-coronel Francisco José Lima.
A instituição, que é um dos maiores hospitais do Piauí, vem prestando atendimento não só aos policiais militares, mas também à comunidade, mediante convênio com o SUS, Plamta, Iapep e Unimed, dentre outros. Os pacientes são encaminhados por esses convênios. O Hospital da PM-PI atende entre 60 e 100 pacientes ao dia.
Ele faz atendimentos ambulatoriais, internações clínicas e internações cirúrgicas. Além disso, faz exames complementares. O tenente-coronel Lima informou que, na área ambulatorial, presta assistência em clínica médica, cardiologia e oftalmologia. Ainda dispõe de um departamento odontológico.
O hospital está aparelhado para fazer cirurgias em geral. É capaz de realizar entre 300 e 400 cirurgias ao mês, número que corresponde a cerca de um terço das intervenções feitas mensalmente pelo maior hospital público do Piauí, o Hospital Getúlio Vargas. São oferecidos serviços de urologia, ortopedia e traumatologia, angiologia e proctologia. Alguns exames complementares são eletrocardiograma, ultrassonografia e radiologia. Ainda presta serviço social nas áreas de ambulatório e nutrição.
Depois de se consolidar, o Hospital da PM-PI se volta para o futuro. Pré-projeto, em conclusão, prevê investimentos de aproximadamente R$ 4,8 milhões, com participação do Fundo Nacional de Saúde e do Governo do Estado, para reformas e compra de equipamentos e materiais permanentes.
Outro projeto em andamento diz respeito à parceria com o Hospital Getúlio Vargas, com intermediação da Sesapi. Com a parceria, o hospital quer contribuir para desafogar o Pronto-Socorro do HGV. “Essa parceria será boa tanto para nosso hospital, como para o HGV”, avaliou. Finalmente, a instituição tem parcerias com universidades, o que faz com que se destaque, também, como importante hospital-escola.
Fonte: CCOM