O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí - Hemopi está dando prosseguimento a uma campanha de conscientização sobre a importância da doação de sangue, com o objetivo de aumentar o número de doadores, a fim de atender a demanda de pacientes que necessitam de transfusão de sangue em diversos hospitais.
O sangue humano é usado no tratamento de pessoas com câncer, queimados, acidentados, anêmicos, hemofílicos, nas hemorragias e procedimentos cirúrgicos e pode representar a diferença entre a vida e a morte para pacientes que precisam de uma transfusão. Não há medicamento que substitua o sangue.
De acordo com especialistas, a única forma de obter sangue para transfusão é através da doação voluntária, altruísta e não remunerada. Qualquer pessoa pode precisar de uma transfusão de sangue, mesmo quem hoje não tem doença alguma.
As condições requeridas para que uma pessoa se torne doadora de sangue são: ter entre 18 e 65 anos, gozar de boa saúde, pesar mais de 50 quilos e apresentar documento de identificação com foto.
O Hemopi fica localizado próximo ao Pronto Socorro do Hospital Getúlio Vargas. A pessoa interessada em doar sangue passa por uma rápida entrevista clínica, com verificação de pressão arterial e teste de anemia. A doação é simples, rápida e segura. A pessoa repousa, recebe um lanche e volta a desenvolver suas atividades normalmente.