A Coordenação da Criança e do Adolescente da Secretaria Estadual de Saúde apresentou hoje (sexta-feira) ao novo bispo de Teresina, Dom Sérgio da Rocha, o projeto “Calango”, uma parceria que conta ainda com a Ação Social Arquidiocesana, e Unicef. O projeto foi apresentado pelo seu coordenador, Antão Ferreira, no auditório do Projeto Periferia, em Teresina.
O projeto, que foi iniciado no final de 2005, traz uma proposta pacifista, inclusiva e preventiva voltada para os jovens de oito municípios do semi-árido piauiense. O “Calango” dá uma continuidade à experiência-piloto implantada ainda em 2003 através do Projeto Adolescência e Prevenção de Risco à Saúde, que propunha à disseminação de informações sobre a qualidade de vida, situações de agravos à saúde, violência, convivência intergeracional, drogas, gravidez precoce e contaminação por HIV/Aids.
Durante cinco meses o projeto Calango orientou 200 multiplicadores (Conselhos Tutelares e de Direitos, jovens, pais e mães, equipes de PSF, educadores, religiosos e radiocomunicadores), com relação à prevenção de risco à saúde na adolescência.
Entre as filosofias do projeto estão: a prevenção de DSTs e HIV/Aids, igualdade de gênero, igualdade de raça, além de elaborações de ações locais que garantissem a promoção da cidadania e a realização de tarefas sócio-pedagógicas, sócio-cultural e sócio-comunitárias, através de diálogo, criatividade, oficinas de vivência, palestras.
Participaram do projeto os municípios de: Arraial, Batalha, Francinópolis, Inhuma, Oeiras, São Miguel do Tapuio, Hugo Napoleão e Várzea Grande. Esses municípios foram escolhidos segundo critérios sociais, como baixo Índice de Desenvolvimento Humano, além de apresentarem coeficientes preocupantes no que se refere à DSTs/HIV e Aids.