Vários servidores puderam esclarecer dúvidas sobre o Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (Iapep) e sobre o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), nessa terça-feira, 22, no início do V Viva Bem, evento que trabalha a qualidade de vida na Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).
No pátio do prédio-sede da Sefaz, pôde ser conferida uma campanha de sensibilização para realização de exames periódicos, com informações voltadas aos médicos credenciados do Iapep. Segundo os seis representantes do Instituto, presentes ao evento, as principais dúvidas dos servidores são em relação à entrega do cartão magnético, que será feita de acordo com os repasses da Caixa Econômica, e também sobre a inclusão de dependentes no Iapep.
A Secretaria Estadual de Saúde contribuiu com a doação de vacinas tipo duplo adulto, febre amarela, hepatite B, duplo viral (Rubéola e Sarampo) e duplo viral MAS, e ainda com técnicos para aferição de pressão.
Além disso, houve a divulgação das ações desenvolvidas pelo Cerest, como a prestação de atendimento individualizado aos trabalhadores que apresentem doenças e a realização da vigilância em saúde do trabalhador para identificação de riscos físicos e psicológicos.
“Sempre fazemos campanhas de divulgação como esta por meio de palestras educativas e cursos sobre prevenções de acidentes no trabalho”, afirmou Augusto Perelo, advogado do Cerest.
Nesta quarta e quinta-feira (23 e 24), dentro da programação do Viva Bem, que ocorre na Escola Fazendária, os servidores também poderão assistir a palestras sobre Medicina Alternativa enfocando Florais de Bach; participar de oficinas de beleza, terapias complementares, feng shui - ambiente harmonioso e yoga.
Como atividades permanentes, o Viva Bem mostrará exposição de produtos esotéricos, exposição de talentos, momento saúde, medição de pressão, teste de glicemia capilar e posto de vacinação.