A pesquisa Prevalência do Aleitamento Materno no Estado do Piauí, um estudo inédito no Piauí será apresentada durante o Seminário Estadual sobre o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, que acontece nos dias 14 e 15 de junho, no auditório do Água Limpa Hotel.
A pesquisa foi realizada em 45 municípios, incluindo Teresina, durante a segunda etapa da vacinação contra a pólio realizada no ano passado. A pesquisa foi feita pelos técnicos da Coordenação de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente/Supervisão de Alimentação e Nutrição da Secretaria Estadual da Saúde.
Um dos resultados mais importantes apontados na pesquisa foi a melhoria dos indicadores de aleitamento materno, principalmente do aleitamento exclusivo até os seis meses de vida do bebê. “Essa pesquisa tem uma representatividade estadual”, explica a técnica de Atenção à Saúde da Criança, Carmem Ramos.
Ela informa ainda que em 1992 a Saúde realizou uma pesquisa que abrangia o tema, mas não com exclusividade. “Era uma pesquisa sobre saúde materno-infantil. A que vai ser publicada é inédita e somente sobre aleitamento materno”, disse.
Foram observados durante a pesquisa, fatores associados ao aleitamento como o uso indevido de chupeta e mamadeira. “Observamos que os bebês que usam chupeta e mamadeira antes dos seis meses, tiveram um desempenho inferior aos que não usam”, revela Carmem Viana.
Seminário - O Seminário Estadual sobre o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional é uma realização da Secretaria Estadual da Saúde através da Coordenação de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente/Supervisão de Alimentação e Nutrição.
O evento tem como objetivo avaliar o SISVAN no Estado e propor estratégias para implementação desse sistema. O público alvo será formado pelas Coordenações Estaduais de Alimentação e Nutrição, Ministério da Saúde, Centro de Colaborador de Alimentação e Nutrição (CECAN), DATASUS, responsáveis pelo SISVAN nos municípios, profissionais do Programa de Saúde da Família e professores.
A abertura oficial do seminário será às 8h. A partir das 9h será proferida a palestra com o tema SISVAN: instrumento de Monitoramento da situação alimentar e nutricional da população, por Leopoldina Serqueira, do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição (CECAN).
Às 10h vai acontecerá o debate e logo após, a apresentação cultural do Projeto Sabiá. O evento prossegue até às 17h.
No dia 15 a partir das 8h serão apresentados os resultados da Pesquisa Estadual de Aleitamento Materno no Piauí, com os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, Carmem Viana Ramos, Norma Sueli Alberto e João Batista Teles, da Universidade Federal do Piauí (Ufpi).
À tarde serão realizados debates, trabalhos em grupos e apresentação em plenária dos trabalhos de grupos.