O Ministério da Saúde realiza nesta quinta-feira, 28/06 (Dia do Orgulho GLBT), às 14h, teleconferência de lançamento da consulta pública sobre o "Plano Nacional de Enfrentamento da Epidemia de Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis entre Gays, outros Homens que Fazem Sexo com Homens e Travestis". O lançamento será transmitido pelo endereço eletrônico www.aids.gov.br/mediacenter.
A teleconferência conta com a participação da diretora do Programa Nacional de DST e Aids, Mariângela Simão, da coordenadora da Frente Parlamentar pela Cidadania GLBT, Cida Diogo (PT-RJ), do representante da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Ivair Augusto dos Santos, e de representantes da sociedade civil - Keyla Simpson (Articulação Nacional das Transgêneros - Antra); José Marcos Oliveira (Conselho Nacional de Saúde); e Oswaldo Braga (Movimento Gay de Minas).
O documento ficará disponível para sugestões da população pelo período de 31 dias (entre 28 de junho e 28 de julho) no endereço eletrônico www.aids.gov.br/consultapublica2007. As recomendações serão consolidadas e transformadas em documento de referência para ações de combate às doenças sexualmente transmissíveis e aids entre homossexuais e travestis.
A construção do documento-base partiu da necessidade de elaboração de ações que levem em conta as diferenças regionais, os contextos de vulnerabilidade à epidemia e suas relações com a homofobia.
A primeira versão do Plano, que será colocada em consulta pública na internet, foi elaborada com a contribuição de profissionais de saúde, representantes do movimento de luta contra a aids, do Movimento de Gays Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (GLBT) e do Governo Federal.
A iniciativa expressa um compromisso do Ministério da Saúde para a efetivação das diretrizes estabelecidas no "Programa Brasil sem Homofobia".