Piauí organiza estratégias e ações para a elaboração do Plano Estadual de Saúde da Pessoa idosa
Com base na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, lançado em outubro de 2006 pelo presidente Lula e o então Ministro da Saúde, Agenor Álvares, agora o Piauí segue o exemplo para construção do Plano Estadual de Saúde da Pessoa Idosa. Para isso, a equipe da Secretaria Estadual da Saúde reuniu-se na manhã desta sexta-feira, 30, no auditório da Casa de Conselhos, com órgãos parceiros e membros da Política Nacional da Pessoa Idosa e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, com o objetivo de unir estratégias e ações para a elaboração do Plano.
Todas as propostas discutidas no encontro, serão passadas para o Ministério da Saúde para obter aprovação.
Segundo a técnica da Secretaria Estadual da Saúde, Norma Sueli, a elaboração do plano gera uma grande responsabilidade para seus organizadores. “Nós temos uma enorme responsabilidade para estar planejando e organizando as ações da saúde do idoso. Vamos trabalhar também na busca da sensibilização de pessoas, profissionais e gestores para desenvolver o nosso objetivo, sempre pensando na melhoraria dos dias de nossos idosos”, afirma.
O encontro tem como objetivo articular setores, órgãos e entidades relacionados à Política de Saúde da Pessoa Idosa, fomentar o espaço de discussão e deliberação em prol da garantia do direito a saúde da Pessoa Idosa e elaborar coletivamente o Plano Estadual de Saúde da Pessoa Idosa.
De acordo com Sara Alencar, membro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, é papel prioritário do Conselho, defender os direitos da pessoa idosa.” Dentre os variados papéis que o Conselho desempenha em prol da pessoa idosa, defender seus direitos é o prioritário deles. Por isso, ao construirmos as ações para o Plano Estadual de Saúde da Pessoa Idosa, estaremos acompanhando e fiscalizando o desempenho das mesmas”,diz.