A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) iniciou, esta semana, uma série de ações direcionadas aos atletas que participam dos Jogos Pan-americanos, no Rio de Janeiro. Além do site com informações sobre as medidas de controle sanitário necessárias ao ingresso de viajantes no Brasil, a Anvisa desenvolveu um kit de postais, em três idiomas, com orientações que poderão contribuir para uma estada adequada e agradável aos atletas. Os postais estão sendo entregues às 42 delegações que, desde ontem, começaram a chegar à Vila Panamericana.
Os postais tratam de cuidados que devem ser tomados em relação ao consumo de água e alimentos, à necessidade de proteção solar e a doenças, como a febre amarela. Foram confeccionados mais de sete mil kits, cada um com nove cartões-postais em versão trilíngüe (português, inglês e espanhol).
Os postais foram inspirados em pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o estádio Maracanã, a praia de Copacabana e os Arcos da Lapa. As cores dos cartões remetem ao "verde-amarelo-azul-e-branco" do Brasil, que também será predominante nos uniformes dos atletas brasileiros.
Na rede
O site da "Anvisa no Pan 2007" segue o estilo dos postais, com a diferença de oferecer informações mais completas. Uma das informações orienta para que o atleta observe se o rótulo dos alimentos industrializados tem informações, como lote de fabricação, data de validade e tabela de informações nutricionais. Já os esportistas estrangeiros que quiserem degustar as comidas típicas do Brasil devem, segundo orientações do site, obter informações sobre os ingredientes da receita, principalmente se eles não estiverem acostumados com os temperos usados em alguns pratos.
O carateca Altamiro Cruz, 35 anos, participou de três Pan-americanos; dentre eles, o de Santo Domingo, na República Dominicana, em 2003. O brasiliense relata que passou por várias dificuldades em relação a alimentos desconhecidos por ele. Altamiro lembra que alguns produtos não tinham rótulo com informações na língua portuguesa. "Quando estive na Angola, em 1994, toda a delegação brasileira passou mal por conta da água mineral de lá", conta.
O carateca diz que a iniciativa da Anvisa é importante para conscientizar os atletas, especialmente para a melhor escolha do que se consumir e atenção às informações que constam da embalagem de produtos. "Eu tenho o hábito de olhar o rótulo, mas para muitos atletas isso passa despercebido".
Com informações de utilidade pública em três línguas, o site tem, ainda, ferramentas de acessibilidade para permitir que deficientes visuais possam verificar o conteúdo. Dúvidas, sugestões ou reclamações relacionadas a questões de vigilância sanitária durante os Jogos Pan-americanos podem ser encaminhadas à Anvisa - em português, inglês ou espanhol - pelo e-mail jogospanamericanos@anvisa.gov.br.
Ações planejadas
Essas ações fazem parte do Planejamento de Comunicação da Anvisa para os Jogos Pan-americanos. O plano começou a ser elaborado em outubro de 2006 e em consonância com a missão da Agência de proteger e promover a saúde. A primeira medida foi a distribuição de material publicitário para todos os chefes de missão das delegações, em reunião realizada juntamente com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), no Rio de Janeiro, em março deste ano.
O objetivo desta abordagem, antes mesmo do início dos jogos, foi o de esclarecer quais são os requisitos exigidos pela legislação sanitária brasileira para o ingresso de viajantes no país. Na ocasião, técnicos da Anvisa destacaram a obrigatoriedade de apresentação do Certificado Internacional de Vacinação (CIV) pelo viajante que imigre de áreas endêmicas para febre amarela.
A Anvisa também divulgou, neste material publicitário, os procedimentos para a entrada, no Brasil, de produtos que as delegações necessitarem trazer para a competição e que estejam sujeitos à vigilância sanitária. Itens como medicamentos, alimentos, artigos de higiene pessoal e equipamentos médicos usados pelos atletas precisam ter autorização da Agência para ingressar no território brasileiro.
A abertura oficial dos XV Jogos Pan-americanos - Rio 2007 será no próximo dia 13. Até o dia 29 deste mês, 5,5 mil atletas das Américas estarão em busca de medalhas. "Anvisa no Pan: a saúde passa por aqui".
Fonte: Ministério da Saúde