Esse final de semana o ambulatório do Hospital Getúlio Vargas vai passar por um mutirão de limpeza. Assim como nos últimos finais de semana, a direção do ambulatório tem promovido uma faxina detalhada nas clínicas médicas com o objetivo de manter a casa organizada para receber os pacientes durante a semana.
A ordem é limpar absolutamente tudo, desde os azulejos, cadeiras, mesas, luminárias, banheiros de cada uma das clínicas, além de garantir um maior controle sobre cada uma das dependências da instituição. “Mais de mil pessoas passam diariamente pelo ambulatório e a meta é não deixar sujeira acumular, até porque controlamos infecção hospitalar. Por outro lado, o hospital passou por várias reformas e por isso precisa continuar limpo e bem cuidado para receber a população”, diz Fátima Garcês, diretora do ambulatório.
Todo final de semana, a equipe composta por oito pessoas, elege uma ou duas clínicas médicas, além das demais dependências do ambulatório. “Isso acontece além da limpeza normal que acontece todos os dias. Essas pessoas do mutirão são recrutadas exclusivamente para limpar cada espaço, cada móvel e organizar tudo. Percebemos que a limpeza diária é importante, mas nosso objetivo é garantir mais organização no ambulatório”, ressalta.
A preocupação da diretora se deve ao fato do ambulatório ser uma das duas portas de entrada do HGV. “No HGV ou você entra pelo Pronto Socorro ou pelo ambulatório. Para internação de cirurgia eletiva, marcação de consulta, exames, tudo passa por aqui”, explica Garcês.
Em cinco anos, o número de pacientes atendidos no “ambulatório azul” praticamente triplicou. Se em 2002 o ambulatório atendia sete mil pacientes por mês, agora esse número ultrapassa os vinte mil.
As clínicas mais procuradas são a de Odontologia, que atende cerca de 6200 pacientes por mês, Fisioterapia que atende quase três mil e Oftalmologia, que atende 1300 pacientes. “Ao todo são sete clínicas e para se ter uma idéia do nível de complexidade e da abrangência do ambulatório, só a clínica de Oftalmologia tem sete especialidades”, destaca Fátima.
Mais informações: 9991-1278