Apenas 4% dos acidentes de trabalho no Estado do Piauí são notificados. Em todo Brasil, cerca de cinco mil trabalhadores morrem todos os anos vítimas de acidentes de trabalho. Mais de 200 mil trabalhadores são mutilados e outros 800 mil são acometidos por doenças no ambiente de trabalho.
No Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, comemorado nesta sexta-feira (dia 27 de julho) em todo Brasil, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Piauí, Cerest, continua trabalhando no sentido de orientar os trabalhadores piauienses sobre a importância de se trabalhar com segurança e com saúde. Esse ano, o grande objetivo da Secretaria Estadual de Saúde é levar o trabalho, já realizado com sucesso em Teresina, para o interior do Estado.
Desde quarta-feira os técnicos do Cerest estão em São Raimundo Nonato realizando uma capacitação em Saúde do Trabalhador direcionada a Atenção Básica. Estão participando quinze municípios da macro região, especialmente profissionais de Saúde do Programa Saúde da Família.
Para a técnica do Cerest, Vera Regina, o trabalho é importante à medida que leva à política de saúde do trabalhador para a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde, que é a atenção primária. “É na atenção básica que as pessoas têm o primeiro contato com o profissional de saúde, especialmente no PSF. Por isso a nossa prioridade é capacitar esses profissionais de saúde para que eles tenham condições de promover a saúde dos trabalhadores”, explica a técnica.
Entre os assuntos abordados estão as notificações dos agravos à saúde dos trabalhadores, atendimento e acompanhamento adequados aos trabalhadores vítimas, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, além de temas como cuidados com agrotóxicos e material biológico e desenvolvimento sustentável. “Nossa idéia é levar a todos os trabalhadores, com ou sem carteira assinada, com ou sem vínculo empregatício, ou seja, todos os trabalhadores, independente da sua condição, o trabalho do Cerest e o que cada um pode fazer para prevenir acidentes no trabalho na sua região. Para isso, também estamos orientando a importância da notificação dos onze tipos de agravos para a saúde dos trabalhadores e trabalhando os protocolos da Política Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador”, ressalta Vera Regina.
Amanhã (sábado) outra equipe do Cerest estará em Parnaíba, onde participará de uma mesa redonda com agentes comunitários de saúde da região. O tema novamente será a importância da Saúde do Trabalhador.
Além de capacitações mensais e abertas ao público de todas as áreas, o Centro de Referência trabalha em frentes como: prevenção de acidentes de trabalho através de parcerias com associações e sindicatos, implantação de Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) nos hospitais, promoção de saúde vocal para os trabalhadores, atendimento integral e multidisciplinar no próprio Centro, além de projetos como acompanhamento de trabalhadores que fazem uso de agrotóxico na zona rural, promoção á saúde de trabalhadores da construção civil e muitos outros.
Para executar todos esses trabalhos o Centro conta com uma equipe formada por médicos do trabalho, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos, advogados trabalhistas, engenheiros do trabalho, fonoaudiólogos e muitos outros profissionais.
Todos os trabalhadores piauienses podem ter acesso aos trabalhos oferecidos pelo Cerest. Basta entrar em contato pelo telefone 3217-3782 ou visitar o Centro na Avenida Pernambuco 2464, bairro Primavera.