A dona de casa Maria dos Navegantes do Nascimento Correia (31), residente no bairro Mocambinho, em Teresina, juntamente com os três filhos demonstravam imensa alegria ao exibirem os documentos adquiridos no Dia Nacional da Construção Social; evento realizado no último sábado, no Clube do Sitricom, em Teresina. Segundo ela, “este dia será inesquecível para mim porque pude, de uma só vez, conseguir as Carteiras de Trabalho, de Identidade e o CPF de meus filhos. Além disso, tirei as segundas vias dos meus, que haviam sidos roubados. Estou muito satisfeita, pois no momento não reunia condições para pagar as taxas exigidas em dias normais”, disse Maria dos Navegantes, com ar de contentação.
O Dia Nacional da Construção Social é uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Teresina (Sinduscon), o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (Sitricom) e o Serviço Social da Indústria do Piauí (SESI).
De acordo com o presidente do Sinduscon, Januário Pinheiro Ramos, o objetivo do evento, que também foi realizado em outros 15 Estados da federação e mais o Distrito Federal, é construir o patrimônio ético da indústria da construção, melhorando a imagem social do setor, proporcionar ganhos de produtividade para empresas por meio da melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores e elevar a auto-estima dos envolvidos na cadeia produtiva da construção civil.
Ao longo do dia as dependências do Sitricom foram tomadas por mais de duas mil pessoas, que se deslocaram de bairros circunvizinhos em busca de atendimento dos mais variados serviços. Vinte e oito empresas, instituições, órgãos e entidades juntaram-se aos promotores do evento para proporcionar cidadania à população carente.
A Coordenação de Saúde do SESI/PI realizou inúmeros serviços, como testes de diabetes, glicemia, aferição de pressão arterial, saúde bucal e informações sobre DSTs e AIDS, bem como medição de massa corporal, noções de primeiros socorros, distribuição de preservativos, distribuição de folder informativo entre outros, além de muitos outros atendimentos na área de cidadania e lazer. Um outro destaque da programação foi cerimônia de entrega de certificados do Programa Cozinha Brasil Alimentação Inteligente, desenvolvido no local.
Cristiane Miranda, técnica do Cerest - Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador, órgão ligado à Secretaria de Saúde Estadual e sua equipe, se esmeravam com dedicação no trabalho de prestação dos serviços oferecidos pelo Cerest. “Sinto-me bastante feliz por poder ajudar os trabalhadores que não dispõem de informações a que têm direito. Por exemplo: nós orientamos a eles procurarem os serviços de saúde, através do SUS em casos de acidentes; a procurar o Cerest para receberem orientações jurídicas e uma série de outros benefícios que eles desconhecem ”, afirmou Cristiane Miranda.
Assim como o Cerest, outras instituições governamentais como INSS, que prestava esclarecimentos sobre aposentadorias, diversas empresas privadas marcaram presenças oferecendo diversos produtos e serviços gratuitamente à população carente. “Foi um dia bastante positivo para o trabalhador, quero agradecer a todos que nos ajudaram neste Dia de Cidadania”, resumiu o presente do Sitricom, José Gomes Marques.
Fonte: Fiepi