O tabagismo é uma dos grandes males da sociedade moderna. Ontem, 29, foi o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em alusão a data, a Secretaria Estadual da Saúde, junto à coordenação de atenção a saúde do adulto e idoso realizou o nivelamento para a promoção de Ambientes Livres de Fumo (ALF), tema sugerido para a campanha deste ano.
O evento aconteceu na manhã desta última quarta-feira, 29, no Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST.
Além de priorizar o combate do tabagismo, a implantação de ambientes livres de fumo é uma das estratégias importantes que vem sendo adotadas para minimizar o número de fumantes e consequentemente o número de mortes causadas pelo uso contínuo do mesmo.
A Lei Federal nº 9294/96, proíbe o fumo em ambientes fechados. “Vamos acatar a lei e contribuir para a diminuição da prática do fumo e principalmente proteger os não fumantes da fumaça que também pode causar males a saúde. A fumaça do tabaco libera mais de 400 substâncias tóxicas, comparada à fumaça do tabaco que é tragada, que são mais de 4 mil”, afirma a coordenadora de atenção a saúde do adulto e do idoso, Norma Suely.
O propósito do nivelamento é disponibilizar uma equipe da Secretaria Estadual da Saúde para percorrer os municípios e implantar os ambientes livres de fumo. “A partir de setembro já estamos com as equipes viajando pelos municípios”, diz Norma Suely.