Neste sábado (01), a cidade de Itaueira recebeu com festa a Coordenadora Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Rejane Dias, e o secretário de Saúde, Assis Carvalho, que inauguraram o Centro de Reabilitação, instalado no Hospital Daniel Andrade.
O Centro irá beneficiar cerca de 1.060 pessoas com deficiência física ou motora dos municípios de Itaueira, Flores do Piauí, Pavussu e Rio Grande do Piauí, e contará com o trabalho de um fisioterapeuta e uma assistente social contratados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) através de concurso público realizado em 2006.
Para reforma do local e aquisição de equipamentos e mobiliário, foram investidos cerca de R$ 100.800,00, através da parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Saúde, que estão implantando no Piauí uma Rede Estadual de Reabilitação, composta por 33 centros como o de Itaueira. “Desta forma o Governo do Estado está atendendo um setor que durante muito tempo ficou esquecido, o das pessoas com deficiência”, falou Assis Carvalho.
Rejane Dias lembrou que o Piauí é o terceiro estado do país em número de pessoas com deficiências, e que por isso além do trabalho de reabilitação que está sendo garantido com a construção da Rede Estadual, é preciso priorizar a prevenção. “O Piauí foi um dos últimos estados a implantar a triagem neonatal, que pode prevenir que uma criança desenvolva uma deficiência grave. Hoje conseguimos garantir a todas as crianças o teste do pezinho, que claro, também vai ser feito aqui nesta unidade”, lembrou.
Durante a solenidade de inauguração, Rejane Dias, anunciou também, em nome do Governador Wellington Dias, o início do programa de Compra Direta no município, num valor inicial de cerca de R$ 27 mil, além da construção de 133 cisternas. “O Governo prioriza os mais necessitados, aqui de um lado temos o benefício ao homem do campo, e de outro às pessoas com deficiência”, finalizou.