A Secretaria Estadual da Saúde deu início na manhã da última quinta-feira, 13, no auditório da Escola Fazendária, ao Seminário de Avaliação Final do Projeto de Pesquisa em Saúde para o SUS. O projeto é financiado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
As ações de fomento a pesquisa promovidas pelo Ministério da Saúde tem como objetivo financiar análises em temas capazes de dar resposta aos principais problemas e agravos de saúde da população para a sua resolução.
O seminário cumpre um processo de parceria e cooperação técnica entre a Secretaria Estadual da Saúde, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI, Ministério da Saúde e o Ministério da Ciência e Tecnologia, com o propósito de apoiar o desenvolvimento de pesquisa para o SUS. São pesquisas nas mais diversas áreas que tem, no entanto, um objetivo e propósito comum de apoiar o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde no Estado.
Essa parceria já vem sendo estabelecida desde 2003, quando foi firmado o primeiro convênio. O processo envolve além de instituições formais, também as instituições de ensino e pesquisadores do Estado, comprometidos e interessados em prestar uma contribuição para a consolidação do SUS.
A Diretora da Unidade de Planejamento da Secretaria Estadual da Saúde, Ana Eulálio, comenta a contribuição que o processo vai gerar para o SUS. “A grande contribuição que esse processo traz para o SUS é principalmente a possibilidade de congregar pesquisadores do campo da saúde e principalmente direcionar o foco para o desenvolvimento de pesquisa no âmbito do SUS, além abrir um espaço para reflexão sobre as questões temáticas”.
A diretora comenta ainda sobre a programação do seminário. “Nós teremos no seminário de hoje a apresentação dos projetos sobre os fatores de riscos em relação ao uso de drogas, a questão da qualidade da atenção a segmentos populacionais especiais, como idosos, e que faz também o perfil da incidência de acidentes, de traumas e dos atendimentos no serviço de saúde do Piauí, enfim, um conjunto de elementos que permitem aos gestores e as instituições de saúde em melhor direcionar e definir prioridades de pesquisa no âmbito do SUS”.
“Esperamos com este evento fortalecer esse movimento de investigação, de estudo e de aprofundamento no conhecimento da realidade epidemiológica do Estado e dos fatores que implicam em riscos de adoecimento da população piauiense, e também contribuições que venham a melhorar o processo de gestão do próprio sistema único de saúde”, finaliza Ana Eulálio.