Seguindo os preceitos do Sistema Único de Saude, que prega a descentralização e a redistribuição da responsabilidade quanto às ações e serviços de saúde entre as esferas de governo, partindo da lógica de que quem está mais perto do fato (o problema de saúde) pode influenciar melhor na decisão aumentando as possibilidades de resolução e de acerto.
Acreditando na melhoria da saúde, o secretario de Saúde, Assis Carvalho, participou de solenidade que marca defiitvamente a municipalização do Hospital Dirceu Mendes Arcoverde, em Água Branca, que passa agora a ser de responsabilidade municipal. O evento aconteceu na manhã do último sábado dia 15.
“Passamos o hospital para o poder municipal acreditando que a qualidade na saúde vai melhorar e fortalecer”, disse Assis Carvalho.
O prefeito de Água Branca, João Luis Lopes (Zito), assume o compromisso confiante. “Este é um dia histórico para Água Branca. Estamos assumindo um compromisso que talvez seja maior em nossa gestão, por isso, estamos confiantes no trabalho que vamos ter que desempenhar com a saúde do nosso município. Com a municipalização vamos fortalecer nossa saúde, vamos cumprir o dever que temos com a população de Água Branca. As mudanças serão percebidas. Vamos transformar a saúde de Água Branca”, afirma.
Segundo o artigo 198 da Constituição Federal, as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada que constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:Descentralização, com direção única em cada esfera de governo; Atendimento integral com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais e Participação da comunidade.