O Hospital Getúlio Vargas vai participar no início de outubro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Este ano, em função da importância das questões globais do planeta e sobrevivência da espécie humana, estrutura e recursos naturais, mudanças climáticas foi escolhido como tema para a Semana: “Terra”. A idéia da Semana é mobilizar a população em torno de temas e atividades, procurando valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação. Como parte da programação, o HGV vai abordar o tema do lixo hospitalar (do acondicionamento, transporte e destinação final).
A participação do HGV vai acontecer nos dias 03, 04 e 09 de outubro, com palestras sobre “Gerenciamento de Resíduos no HGV”, ministradas pelas enfermeiras Odinéia Batista e Socorro Oliveira. Além da instalação de estande com exposição de vídeos sobre o manejo dos resíduos sólidos de serviços de saúde; exposição de contêineres para separação dos resíduos (lixo) e distribuição de folders sobre o lixo hospitalar.
A iniciativa prevê uma orientação para a população sobre a importância da redução do volume e da massa dos resíduos perigosos, melhoria das medidas de segurança e higiene do trabalho, proteção da saúde da população e do meio ambiente e o cumprimento da legislação vigente (ANVISA Nº 33).
Segundo a enfermeira e professora universitária, Odinéia Batista, os resíduos considerados sólidos são os potencialmente infectantes que são as peças anatômicas (membros amputados); os químicos, que são as substâncias para revelação de filmes de Raio X; os rejeitos radioativos; resíduos comuns como papéis., plásticos, gesso e luvas e os perfuro-cortantes como as lâminas, bisturis e agulhas.
O HGV conta com um tratamento do lixo hospitalar e também recebe o lixo de outros Hospitais Públicos para o destino final.
Segundo o diretor geral, Noé Fortes, para se implantar uma política adequada que venha efetivamente minimizar os efeitos maléficos dos resíduos para o meio ambiente, como também para a saúde pública, as instituições públicas e privadas devem elaborar, implantar e manter o Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos de Saúde (PGRSS), documento que descreve todas as ações relativas ao manejo dos resíduos; geração, segregação, acondicionamento, transporte, tratamento e destinação final, como o HGV vem realizando.